sábado, dezembro 30, 2006

UMA OBSCENA HUMILHAÇÃO

Fiquei incomodado. Nunca pensei que, no limiar do século XXI, fosse possível condenar-se à morte por enforcamento o ex-Presidente de um Estado, curiosamente dum Estado Árabe e Muçulmano. Por mais crimes que Sadam Husseim tenha cometido ou mandado cometer durante os 24 anos em que foi Presidente do Iraque, maior foi o crime daqueles que hoje, directa ou indirectamente, o mandaram enforcar. Cometeram, todos eles sem excepção, um crime maior, o crime de lesa humanidade. Um crime-moral destes também é condenável, quaisquer que sejam as circunstâncias.

A condenação à morte é, nos tempos de hoje, um acto repugnante; e a morte por enforcamento uma aberração monstruosa. As imagens que acabo de ver pela televisão provocaram em mim um estado de indescritível indignação. Não aceitando a barbárie, vi-a hoje abjectamente publicitada pelas televisões do mundo inteiro. Incrível. Que baixeza moral …

Os Juízes de um pseudo Tribunal que o condenaram à morte, a Administração Americana do Presidente Bush que a promoveu e desejou, os mandantes políticos que, de alguma forma, contribuíram para o desfecho de Bagdade, todas essas perversas criaturas outra coisa não fizeram senão cometerem um acto de indecente pusilanimidade. Ao matarem à pressa, com espectáculo mediático, UM SER HUMANO, não resolveram nenhum dos problemas que atormentam o Iraque, dividiram ainda mais os iraquianos, instalaram a revolta, acirraram por muitos anos os ódios que já medravam na sociedade de Sadam e deram um golpe fatal na democracia daquele País.

NÃO É TAMBÉM ISTO UM CRIME PERFEITO? QUE SANÇÃO PARA ESTES CRIMINOSOS Á SOLTA?

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, completamente. Acho que o Senhor devia ser punido e, penso, que a prisão perpétua era um castigo suficiente (pela humilhação que comporta). Acho que a vida é um direito superior, o maior de todos os direitos, que não pode, em nenhuma circustância, ser retirado a nenhum ser humano.
OA

Anónimo disse...

Quem se outorga o direito de acabar com uma vida deve ser também ser capaz de a restituir. Ora não me parece que nem os juízes iraquianos, nem os militares americanos nem a administração Bush que os comanda, o sejam.
Afinal a "JUSTIÇA", num dos países ditos mais modernos do Mundo, ainda é capaz de aplicar tão bárbara pena.
É, já de si , preocupante que isto aconteça. Quanto ao facto de as imagens do acto serem publicitadas, eu nem me atrevo a comentar. Quem o permitiu é na minha opinião infra-humano.
Lembre-se a administração Bush da indignação sentida pelo seu próprio povo, quando radicais islâmicos após terem raptado militares americanos, registaram imagens da sua decapitação e emitiram para todo o mundo esse ignóbil espectáculo.
Com Sadam, quem tanto se indignou e se revoltou, fez exatamente a mesma coisa...
Falta de coerência, falta de honestidade, falta de humanidade...
Acredito que os efeitos do que se está a passar vão ainda fazer sofrer muitos americanos. E pena tenho por isso. Mas, desde que me lembro, em política internacional, os americanos são verdadeiras criancinhas que nunca mais aprendem...
AC

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Não cometo o erro do Bispo de Viseu de comparar esta condenação ao aborto: apesar de tudo uma criança é inocente e Sadam não.
Mas aqui como na outra questão repugna-me qualquer atentado contra a vida humana.
E repugna-me a manifestação de prepotencia americana que esta condenação significou: Sadam como muitos actuais ditadores foram suportados pela CIA e enquanto foram estrategicamente utilizaveis foram protegidos. Este enforcamento foi uma prepotencia do Sr Bush e um repugnante sinal dado aos actuais ditadores protegidos pela administração americana: vejam o que vos acontece se deixarem de querer ser-nos uteis.
Repugna-me também que tenhamos tido mais uma mostra de que a europa não conta: toda a europa pediu que a condenação à morte não se concretizasse: incluindo a europa que defendeu a invasão do Iraque, incluindo a Europa que teve e tem tropas ao lado das americanas.

Luis Novais

02 Fevereiro, 2007 19:12