quinta-feira, fevereiro 16, 2006

SINDICATOS E SINDICATOS


Ao ler hoje uma das páginas do relatório que, no já longíquo ano de 1987, tive de elaborar como resultado de uma bolsa de estudos que então me foi concedida pelo Conselho da Europa, não resisto à tentação de, quase vinte anos depois e a propósito do papel dos Sindicatos da Suíça, citar o que então escrevi:

"Na Suíça há Sindicatos praticamente para todas as profissões. Ao contrário do que acontece em muitos países, aqui os Sindicatos não se limitam a obter vantagens a favor dos seus associados, mas esforçam-se igualmente, numa atitude de equilíbrio consciente, por preservar e lutar pelo interesse económico colectivo quer dos sindicalizados, quer da empresa, quer do País. Graças a esta política sindical, de resto compreensivelmente aplicada pelos próprios trabalhadores, na Suíça praticamente não há greves ou têm sido muito raras...".

No nosso País a consciência colectiva de Sindicatos, Empregadores e Empregados tem sido IRRITANTEMENTE outra: cada um trata de si e dos interesses estabelecidos; que importa o País?!!!

Sem comentários: